sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

img063.jpg

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

guarulhos_pt1.jpg
image.png

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O olhar de Verissimo sobre o BBB

Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço. A nova edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência. 
                                                            Luis Fernando Veríssimo
                                                         É cronista e escritor brasileiro

 
Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB  é a pura e suprema banalização do sexo.

Impossível assistir ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros...todos na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterossexuais. O BBB  é a realidade em busca do IBOPE.  

Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB . Ele prometeu um “zoológico humano divertido” . Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas. 


Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo. Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade. 

Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis? São esses nossos exemplos de heróis? Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores) , carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor e quase sempre são mal remunerados. 
Heróis são milhares de brasileiros que sequer tem um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir, e conseguem sobreviver a isso todo dia. 

Heróis são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna. Heróis são inúmeras pessoas, entidades sociais e beneficentes, Ongs, voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de carentes, doentes e necessitados (vamos lembrar de nossa eterna heroína Zilda Arns). 

Heróis são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo. 

O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral. São apenas pessoas que se prestam a comer, beber, tomar sol, fofocar, dormir e agir estupidamente para que, ao final do programa, o “escolhido” receba um milhão e meio de reais. E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!

Veja o que está por de tra$$$$$$$$$ $$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão. 

Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social, moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros? (Poderia ser feito mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores) 

Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores. Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema...., estudar... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , ·visitar os avós... , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir. Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construído nossa sociedade.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Feira de Troca Livros em Guarulhos


Biblioteca do CEU Ponte Alta
30 e 31 / segunda e terça
De segunda-feira, 30 Janeiro 2012 -  08:00
Para Terça-feira, 31 Janeiro 2012 - 17:00

Oportunidade para reciclar sua leitura! Traga seu livro ou gibi e troque por outro que você não tenha! São aceitos para troca livros em boas condições de literatura infantil, juvenil, adulto, gibis e quadrinhos. Só não são aceitos livros técnicos ou didáticos. Mais informações pelo telefone 2443-2749.
Rua Pernambuco, 836, Jd. Ponte Alta.
13h às 16h45
.

Prefeitura estende funcionamento da Ciclovia Paulo Faccini



A partir de domingo, a ciclovia passa a funcionar até às 16h / Foto: Sidnei Barros
Para permitir que os ciclistas guarulhenses possam usufruir mais da Ciclovia Paulo Faccini, a Prefeitura estenderá o seu horário de funcionamento em mais duas horas. Com isso, a pista exclusiva para bicicletas estará em operação das 7 às 16 horas. A mudança passa a valer já a partir do próximo domingo (5).

Segundo a Secretaria de Transportes e Trânsito, a alteração, passado pouco mais de um mês da inauguração desse espaço de lazer, ocorrerá por conta da grande quantidade de pessoas que têm utilizado a pista aos domingos.
A ciclovia, indicada em cor vermelha, tem início na avenida Paulo Faccini, em frente à rua Itaverava, no Macedo. O término é na avenida Bartolomeu De Carlos, no retorno após a avenida Benjamin Harris Hunnicutt, em frente ao supermercado Carrefour, na região da Vila Rio de Janeiro. A extensão total (ida e volta) é de 6.900 metros.
Para garantir o uso adequado do local, agentes de trânsito orientam os ciclistas ao longo do circuito, principalmente nos cruzamentos. Cones são colocados no percurso para auxiliar na circulação. A recomendação é para que as pessoas utilizem capacete e sigam as normas de segurança previstas nesses casos.

Conservatório Municipal recebe inscrições para projetos gratuitos


As inscrições para os cursos vão até o próximo dia 04/02

     O Conservatório Municipal de Guarulhos, vinculado à Secretaria de Cultura, já está recebendo as inscrições para os projetos musicais gratuitos oferecidos à estudantes e à comunidade. O cadastro pode ser feito até o próximo sábado, dia 4, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h30, e no sábado das 8h30 às 16h30.

 O candidato deve levar um documento de identificação e dirigir-se ao 1º andar do prédio do Conservatório, que fica na avenidaTiradentes, 2.521, na Vila SãoJorge.
Em meados de fevereiro, o Conservatório Municipal promoverá entrevistas para selecionar os integrantes para cada grupo. Para a maioria dos projetos é necessário possuir o instrumento, ter domínio do mesmo e ter fluência em leitura musical. A oportunidade é oferecida a pessoas que possuam familiaridade com instrumentos musicais, embora algumas atividades não exigem experiência, como são os casos caso do Coral da Comunidade, da Música do Silêncio (oficina de percussão para surdos) e do Solfejando com a Melhor Idade - iniciação musical e canto para maiores de 50 anos). Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 2087-7444 ou 2087-7445.

Conheça os projetos
Afina Toeira
O grupo, que reúne alunos de viola caipira do Conservatório Municipal e pessoas da comunidade, explora a sonoridade e o repertório em arranjos instrumentais exclusivos, visitando desde os clássicos da música caipira até compositores contemporâneos. O nome “Afina Toeira” faz alusão a um dos grandes desafios de quem quer se tornar violeiro: afinar seu instrumento (toeira é o nome da quarta corda da viola). É necessário desenvolver a leitura musical.
Instrumento: Viola Caipira
Requisitos: Domínio do instrumento e fluência em leitura musical. Ter o instrumento.
Entrevista para seleção: 14/2/2012 – 20 horas
Início do projeto: 28/2/2012 (terça-feira) das 20 às 22 horas
Professor Coordenador: José Helder
 
Banda Sinfônica do Conservatório Municipal
A Banda Sinfônica é um projeto voltado para a formação e integração dos jovens músicos de sopros, contrabaixos e percussão, promovendo atividades voltadas ao desenvolvimento técnico musical de seus integrantes e contribuindo para o enriquecimento artístico musical da comunidade. Estão previstos dois encontros semanais (um ensaio com professor do instrumento e outro ensaio geral).
Instrumentos: Flauta, oboé, clarineta, clarone, sax-soprano, sax-alto, sax-tenor, sax-barítono, fagotes, trompas, trompetes, trombones, trombone-baixo, euphonius, bombardinos, tubas, contrabaixo e percussão.
Requisitos: Domínio do instrumento e fluência em leitura musical, além de possuir o instrumento.
Entrevista para seleção: 14/2/2012 – 19 horas
Início do projeto: 28/2/2012 (terça-feira) – das 20 às 22 horas
Professores Coordenadores: Epitácio Rodrigues, João Geraldo, Marcelo Mendonça, Miranda de Souza, Norberto Queiroz, Silvio Giannetti.
 
Big Band do Conservatório Municipal de Guarulhos 
Criada em 2001, para reunir alunos do Conservatório e músicos profissionais da comunidade, a banda tem o intuito de executar peças de elevada dificuldade técnica e divulgar repertório característico e diversificado para esta formação.
Instrumentos: Saxofones (alto, tenor e barítono), trompetes, trombones, bateria, guitarra,baixo, piano e percussão popular.
Requisitos: Bom domínio do instrumento, fluência em leitura e conhecimento de improvisação. Ter o instrumento.
Entrevista para seleção: 16/2/2012 – 19 horas
Início do projeto: 1º/3/2012 (quinta-feira) – 20 às 22 horas
Professor Coordenador: Marcelo Mendonça
 
Big Band Prata da Casa
Projeto criado em 2005 para atender a crescente demanda de jovens instrumentistas no aprendizado de diversas linguagens da música popular.
Instrumentos: Saxofones (alto, tenor e barítono), trompetes, trombones, bateria, guitarra, baixo, piano e percussão popular.
Requisitos: Bom domínio do instrumento e fluência em leitura. Ter o instrumento.
Entrevista para seleção: 16/2/2012 – 19 horas
Início do projeto: 1º/3/2012 (quinta-feira) – 18h30 às 20 horas
Professor Coordenador: Marcelo Mendonça
  
Boca na Trombone
Formado por alunos e ex-alunos do Conservatório Municipal, além de trombonistas da cidade, o projeto desenvolve extenso repertório para a formação de trombones, abrangendo tanto a música erudita, quanto a popular.
Instrumentos: Trombones
Requisitos: Domínio do instrumento, fluência em leitura musical e possuir o instrumento.
Entrevista para seleção: 16/2/2012- 20 horas
Início do projeto: 1/3/2012 (quinta-feira) –20 às 21 horas
Professor Coordenador: Silvio Giannetti
  
Camerata do Conservatório Municipal
Este projeto tem como objetivo básico possibilitar ao jovem estudante de música a oportunidade de viver o seu aprendizado musical de forma completa, ou seja, além da formação acadêmica, exercitar os conhecimentos técnicos adquiridos. Formado por alunos do Conservatório Municipal e pessoas da comunidade.  
Instrumentos: Violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo acústico.
Requisitos: Possuir instrumento próprio (Para os ensaios, o Conservatório empresta os instrumentos violoncelo e contrabaixo acústico), ter conhecimento de nível médio em teoria musical e na prática instrumental.  
Entrevista para seleção: 15/2/2012 – 19 horas
Inicio do Projeto: 29/2/2012 (quarta-feira) – 19 às 22 horas
Professor Coordenador: Celso Franchini
 
Com a Corda Solta
Formado por alunos do curso de contrabaixo acústico do Conservatório Municipal, o grupo visa a prática de música de câmara escrita especialmente para essa formação.
Requisitos: Ser aluno de Contrabaixo do Conservatório.
Entrevista para seleção: 13/2/2012 – 17 horas
Início do projeto: 27/02/12 (segunda-feira) - das 17 às 19 horas
Professora Coordenadora: Miranda de Sousa
 
Coral da Comunidade
Grupo aberto à comunidade que visa a aproximação da linguagem musical através do canto coral. Em atividade desde 2006, sob a regência da Maestrina Deborah Rossi, o grupo faz um repertório eclético que vai do erudito ao popular. Não é necessário ter conhecimentos em música.
Entrevista para seleção: 11/2/2012 – 10 horas
Início do projeto: 25/2/2012 (sábado) - das 10 às 12 horas
Professora Coordenadora: Deborah Rossi
 
Coral do Conservatório Municipal
O grupo voltado a alunos do Conservatório Municipal e/ou Servidores Públicos Municipais, tem um repertório a quatro vozes, com nível de dificuldade intermediário, passando por diversos estilos musicais.
Requisitos: Ser aluno do Conservatório ou Servidor Público Municipal. Não é necessário ter conhecimentos em música.
Entrevista para seleção: 16/2/2012 – 20 horas
Início do projeto: 1º/3/2012 (quinta-feira) - das 20 às 22 horas
Professora Coordenadora: Deborah Rossi
 
Corda Bamba
Tem por objetivo trabalhar repertório de quarteto de cordas, desenvolvendo a prática de música de câmara e de interpretação musical.
Público alvo: Estudantes de violino, viola e violoncelo
Requisitos: Nível intermediário e avançado 
Entrevista para seleção: 17/2/2012 – 15 horas
Inicio do Projeto: 24/2/2012 (sexta-feira) – 15 às 17 horas
Professor Coordenador: Fábio Pellegatti
           
Cordas, Para que te Quero?
Conjunto de violões que tocam músicas do clássico ao popular, podendo contar com a participação de outros instrumentos. Este projeto propõe a iniciação ao violão e contato com a leitura musical, com a apresentação nos espaços públicos da cidade.
Entrevista para seleção: 15/2/2012 – 14 horas
Início do projeto: 29/2/2012 (quarta-feira) - das 14 às 16 horas
Professor Coordenador: Victor Castellano
 
De Ébano
Criado com o objetivo de estimular a troca de experiência entre clarinetistas, este grupo agrega participantes de níveis diferentes e soma em seu repertório obras originais para esta formação, além de arranjos de temas inesquecíveis da música mundial. Este projeto destina-se a alunos do Conservatório Municipal e pessoas da comunidade que tocam clarineta.
Instrumento: Clarineta Bb (Si bemol – sistema Boitem, 17 chaves e 6 anéis)
Requisitos: Domínio do instrumento e fluência em leitura musical. É preciso ter o instrumento.
Entrevista: 17/2/2012 às 16h30
Início do Projeto: 2/3/2012 (sexta-feira) - das 16h30 às 18 horas
Professor Coordenador: Epitácio Rodrigues
 
Deu Jazz
Grupo dedicado a execução de música popular brasileira compreendida entre os anos 50 até a atualidade, familiarizando os músicos a este estilo musical (Bossa Nova e MPB) e divulgando a riqueza da produção musical desse período.
Requisitos: Ser aluno do Conservatório Municipal de um dos seguintes instrumentos: flauta, sax, violão, baixo acústico, percussão ou canto.
Entrevista para seleção: 16/2/2012 – 20 horas
Início do projeto: 1º/3/2012 (quinta-feira) - das 20 às 22 horas
Professor Coordenador: Norberto Queiroz
 
Guarucellos
Voltado ao estudante de violoncelo, este projeto visa o aprimoramento técnico e interpretação do instrumento.
Público-alvo: Estudantes de violoncelo
Requisitos: Nível intermediário e avançado 
Entrevista para seleção: 13/2/2012 – 16 horas
Inicio do Projeto: 27/2/2012 (segunda-feira) –  das 16 às 18 horas
Professor Coordenador: Fábio Pellegatti     
 
Interpretando Intérpretes
Este projeto destina-se a oferecer ferramentas complementares de auxílio ao desenvolvimento de uma interpretação consciente da música pela via de observação de boas interpretações, não se restringindo a questões técnicas de abordagem instrumental ou vocal. Estimula os jovens interpretes a investigação intelectual do papel histórico e estético desempenhado pelos compositores analisados.
Instrumento: Piano
Requisitos: Leitura musical: domínio básico de seu código de escrita.
Entrevista para seleção: 16/2/2012 – 18 horas
Início do projeto: 1/3/2012 (quinta-feira) - 18 às 21 horas
Professor Coordenador: Renato Figueiredo
 
Ketubá
Grupo de percussão alternativa que tem como proposta a experimentação sonora com materiais como plástico, ferro e madeira. O projeto parte do princípio de que a música é um discurso, faz uma metáfora entre sons e história. O grupo se destaca pela capacidade de variação e transformação de temas. Possui forte influência da música afro e da cultura de rua. Tem em sua formação alunos do Conservatório Municipal e pessoas da comunidade local.
Entrevista para seleção: 11/2/2012 – 12 horas
Início do projeto: 25/2/2012 (sábado) – 12 às 14 horas
Professor Coordenador: Fábio Bonvenuto
 
Musicantiga – Baixo Contínuo, Improvisações e Estilo da Música do Século XVIII
O ensino de baixo contínuo para pianistas é de extrema importância uma vez que, o aluno aprende a ler a harmonia através da linha de baixo, o que lhe dá condições de aprender a entender a improvisação e o estilo da música do século XVIII que é o pilar e a base de toda a música erudita. Este projeto beneficia todos os instrumentistas, que, alia o estudo teórico, a leitura de tratados da época e a prática de conjunto, já que a natureza desta música é camerística.
Requisitos: Ser aluno do Conservatório Municipal a partir do 4º ano.
Entrevista para seleção: 11/2/2012 – 13 horas
Início do projeto: 25/2/2012 (sábado) - das 13 às 16 horas
Professora Coordenadora: Isabel Kanji
 
Música do Silêncio (Oficina de percussão para surdos)
Propõe um trabalho de sensibilização e técnica voltado para deficientes auditivos em qualquer grau de comprometimento.
Requisitos: Idade a partir dos 10 anos, ser alfabetizado
Entrevista: 11/2/2012 – 8 horas
Início do projeto: 25/2/2012 (sábado) – 8 às 9 horas
Professor Coordenador: Fábio Bonvenuto
 
Orquestra de Câmara
Formada por alunos do Conservatório Municipal e pessoas da comunidade, o grupo tem como objetivo a prática da música de concerto escrita originalmente, ou em arranjos, para essa formação.
Instrumentos: Flauta transversal, oboé, fagote, trompa, trombone, trompete, violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo acústico e percussão.
Requisitos: Possuir instrumento próprio (para os ensaios, o Conservatório empresta violoncelo, contrabaixo acústico e instrumentos de percussão), ter conhecimento de nível médio em teoria musical e na prática instrumental.
Entrevista para seleção: 15/2/2012 – 16 horas
Início do projeto: 29/2/2012 (quarta-feira) - das 16 às 18 horas
Professores Coordenadores: Fabio Pellegatti e Miranda Souza, Renato Kutner
 
O Piano: Prática de Conjunto e Co-repetição
Este projeto visa à aprendizagem da prática musical em conjunto, com foco na figura do pianista em suas múltiplas habilidades: o co-repetidor, o acompanhador, o camerista. Destinados aos alunos e ex-alunos de piano do Conservatório Municipal, cantores e demais instrumentistas do Conservatório.
Instrumento: Piano
Requisitos: Ser aluno ou ex-aluno do Conservatório
Entrevista para seleção: 17/2/2012 – 16 horas
Início do projeto: 2/3/2012 (sexta-feira) - 16 às 18 horas
Professora Coordenadora: Maria Emília
  
Piano a Muitas Mãos
Projeto voltado a integração de alunos de piano através da execução de peças musicais a quatro, seis ou oito mãos, a um ou dois pianos. Destinado a alunos de piano do Conservatório e pessoas da comunidade.
Requisitos: Ter domínio na leitura musical e ser estudante de piano
Entrevista para seleção: 14/2/2012 – 15 horas
Inicio do Projeto: 28/2/2012 (terça-feira) – 15 às 17 horas
Professora Coordenadora: Neusa D´Ypollito          
 
Prática Vocal com Acompanhamento
Este projeto aborda a prática vocal de câmara de diferentes estilos, épocas e origens. Destinados aos alunos do Conservatório Municipal e pessoas da comunidade.
Requisitos: Saber cantar com leitura de partitura.
Entrevista: 15/2/2012 – 19 horas
Início do Projeto: 29/2/2012 (quarta-feira) – 19 às 21 horas
Professor Coordenador: Adriano Vasconcelos
 
Quarteto Sonare de Violões
Formado por alunos do Conservatório e pessoas da comunidade, o grupo tem o objetivo de desenvolver a música de câmara através de um repertório bastante diversificado e promover o trabalho em conjunto, proporcionando aos integrantes a oportunidade de fazer crescer a capacidade de tocar em grupo.
Requisitos: Domínio do instrumento, fluência em leitura musical e possuir o instrumento.
Entrevista para seleção: 14/2/2012 – 19 horas
Início do projeto: 28/2/2012 (terça-feira) - das 19 às 21 horas
Professora Coordenadora: Maria Penha Soares
 
Quinteto de Metais
Grupo de instrumentos de metal voltado para a execução de repertório camerístico.
Instrumentos: Trompetes, trompa, trombones e tuba.
Requisitos: Domínio do instrumento, fluência em leitura musical e possuir o instrumento.
Entrevista para seleção: 14/2/2012 – 18 horas
Início do projeto: 28/2/2012 (terça-feira) – das 18 às 19 horas
Professor Coordenador: Marcelo Mendonça
 
Roda de Choro
A Roda de Choro é um projeto idealizado visando a integração dos apreciadores do “choro”, sejam eles músicos profissionais, amadores, estudantes de música, compositores, ou simplesmente ouvintes. Voltado aos alunos e professores do Conservatório Municipal, bem como para a comunidade em geral. É necessário que a pessoa interessada em participar tocando, tenha um conhecimento básico de seu instrumento. Todas as pessoas da comunidade podem participar da Roda de Choro como ouvintes.
Requisitos: Não é necessário conhecimento de leitura e escrita musicais. É preciso ter o instrumento.
Entrevista: 13/2/2012 às 20 horas
Início do Projeto: 27/2/2012 (segunda-feira): das 20 as 22 horas
Professor Coordenador: João Geraldo e Samuel Cardoso
 
Solfejando com a Melhor Idade
Tem por objetivo dar iniciação musical, conceitos básicos de teoria e ensinar leitura musical.
Público alvo: Alunos do Conservatório Municipal e pessoas da comunidade com mais de 50 anos que gostem de cantar.
Inicio do Projeto: 1ª Turma 14/2/2012 (terça-feira) das 18 às 20 horas,  e 2ª Turma 16/2/2012 (quinta-feira) das 10 às 12 horas
Professor Coordenador: Clarice Lopérgolo Aguiar 
 
Ventania
Tem por objetivo proporcionar aos alunos do Conservatório Municipal e músicos da comunidade a oportunidade de participar de um projeto musical inclusivo e atuante nos espaços culturais da cidade.
Instrumento: Saxofone
Requisitos: Ser aluno de saxofone do Conservatório ou músicos da comunidade, com conhecimentos básicos e que vontade de aprimorar seus conhecimentos. Possuir instrumento.
Entrevista para seleção: 15/2/2012 – 18 horas
Inicio do Projeto: 29/2/2012 (quarta-feira) – 18 às 20 horas
Professor Coordenador: Antonio Inácio

Violino Suzuki
Este projeto tem como objetivo ensinar crianças de 3 a 9 anos idade a tocar violino, usando como ferramenta o Método Suzuki, criado pelo pedagogo japonês Dr. S. Suzuki. Este método de baseia na premissa de que todas as crianças nascem com uma habilidade, só precisando ser estimuladas corretamente e ter um ambiente favorável ao aprendizado.
Requisitos: Ter idade entre 3 e 9 anos e possuir o instrumento.
Entrevista para seleção: 15/2/2012 – das 8 às 12 horas
Início do projeto: A partir de 27/2/2012 (segunda-feira) – diversos horários e dias da semana.
Professora Coordenadora: Ana Flávia