sexta-feira, 15 de abril de 2011

Cativo ou Abençoador?


Cativo ou Abençoador?
Um dia ela disse à sua senhora: “Se o meu senhor procurasse o profeta que está em Samaria, ele o curaria da lepra.
Essa é uma passagem bem conhecida do livro de 2 Reis, capitulo 5, que nos traz uma linda reflexão: a postura da menina cativa. Imaginem se nós estivéssemos na mesma situação. Se fôssemos tirados de nossa terra, afastados de nossas famílias, ainda sim serviríamos pacificamente como escravo ao que consideraríamos nosso “algoz”? Hoje, pode até parecer impossível e é, mas nos coloquemos no lugar dela, o que faríamos? Trabalharíamos emburrados? Faríamos tudo de qualquer jeito? Ou melhor, iríamos detestar nosso senhor a quem fomos obrigados a servir?
O que vemos nessa simples passagem é uma menina solidária, que vendo a situação do seu senhor, leproso, lembrou-se do homem de Deus e o “direcionou” ao caminho da cura. Naamã sequer esperava que toda a transformação havia de ser de dentro para fora. Antes de ser curado da lepra, ele teve que esquecer o status que tinha como comandante e se sujeitar às orientações do homem de Deus, lavando-se no Jordão. Ele teve que ser obediente mesmo considerando-se uma autoridade, então, mergulhou sete vezes no rio Jordão e foi purificado.
Que maravilha! Uma menina cativa não teve seus ensinamentos corrompidos e ali, foi instrumento de Deus para abençoar a vida do seu senhor. E depois, Naamã, acostumado a ordenar seu exército se colocou como o ordenado. Relutou, mas prosseguiu seguindo as orientações de Eliseu para ser curado. Vemos que ele não foi atendido prontamente sem antes passar por um “aprendizado”. Precisamos de cura, de provisão, de tantas coisas e Deus está pronto a nos ouvir e nos socorrer, mas antes temos que ouví-Lo, saber o que Ele deseja de nós.
Deus só deseja agir como um verdadeiro Pai para nós, ser nosso amigo verdadeiro, protetor. Temos que ouvir quando Ele nos pede que sejamos mais pacientes com o cumprimento de suas promessas, com aquela bênção que Ele já garantiu ser nossa. Você pode lembrar dessas promessas agora? Que bom! Então, se tudo o que o Senhor prometeu foi trazido à sua memória, creia um pouco mais, espere um pouco mais, de repente eu, você, ainda não passamos nem do 3º ou 4º mergulho, temos que seguir em frente, pois a vitória em breve chegará. Por amor temos que passar por cima do nosso orgulho, como Naamã. Se for preciso, mergulharemos sim num rio tão sujo quanto o Jordão para renunciarmos a nossa vontade e obedecer a vontade do Pai... Mas isso não vai “adiantar” ou “apressar” aquilo que Deus tem preparado para nós, mesmo porque, tudo é feito no tempo determinado por Ele, mas, não há nada melhor do que estar na presença do Senhor, obedecendo a Sua vontade!

::Por Giane S. Santos
gssantos.sp@gmail.com
Membro e Integrante do Ministério de Louvor da Igreja Beréia em São Paulo/SP. (retirado do portal lagoinha)